Este espaço foi criado para falar sobre artesanato... trocar ideías/ sugestões, PAP, aprender como decorar um ambiente utilizando os trabalhos manuais, dicas, entrevistas, moldes, etc... Embarque com a gente no mundo do artesanato, onde a criação que você faz vira arte.

Quer me fazer companhia ? Sejam Bem Vindas...

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sabonete Colorido : barra de palito


Oi...

Mais uma receita para fazer sabonetes artesanais... este é mais uma da criação de Peter Paiva : Barra Especial de Palitos _ Coloridos.

Vamos a lista de materiais para fazer as barras de sabonetes coloridos :

- 300g de base glicerinada transparente
- 1kg de base glicerinada branca
- 80ml de essência hipoalergênica (sugestão: maracujá, manga, melancia ou frutas vermelhas)
- 30ml de lauril líquido
- corante cosmético à base de água
- 20ml de extrato natural de aloe vera
- 1 panela esmaltada
- formas de bolo inglês
- 1 faca sem serra
- saco plástico transparente
- tábua para corte
- 1 colher de inox ou espátula de silicone

Modo de fazer :

Forre as fôrmas com saco plástico transparente, deixando sobras e reserve em um canto arejado. Com a faca, pique 200g da base glicerinada branca. Coloque na panela esmaltada e leve à fonte de calor - quando a glicerina estiver em estado líquido, retire do fogo.

Acrescente corante até ficar na cor desejada (de preferência, cores vivas). Coloque 10ml de essência para sabonete e misture bem. Despeje em uma das formas. Repita o processo com as outras cores, despejando nas outras fôrmas.

Assim que as bases glicerinadas coloridas estiverem secas, corte-as em tiras compridas e não muito finas (cerca de 0,5cm cada), para que não derretam na próxima etapa. Em seguida, corte as tiras em 3 pedaços (com quatro dedos, mais ou menos, cada).

Forre uma das fôrmas novamente com o saco plástico e deite a fôrrma para que você possa colocar cada camada de cor por vez. Para que a barra não quebre durante o banho, é importante que sobre um espaço de aproximadamente 2cm de espaço entre a última camada e a fôrma.
Com a faca, pique 1kg de base glicerinada transparente. Coloque a base na panela esmaltada e leve à fonte de calor. Quando a glicerina estiver em estado líquido, retire do fogo. Acrescente 30ml de essência, 30ml de lauril e 20ml de extrato de aloe vera. Mexa e espere esfriar um pouco até que fique suportável ao toque (para que não derreta a glicerina colorida dentro da fôrma).

Despeje com cuidado para que não desmanche o que já está na fôrma, banhando todos os palitos. Caso seja necessário, estique o plástico da borda para a glicerina se acomodar melhor. Preencha toda a fôrma e não movimente mais, até esfriar totalmente (cerca de 2 horas). Depois de fria, desenforme e corte em fatias de aproximadamente 2cm cada pedaço.


Cada receita rende, em média, dez sabonetes coloridos.

Clica AQUI para ver as fotos passo a passo das barras de sabonetes.

Crédito : Peter Paiva (www.peterpaiva.com.br)

Abraços...

Um comentário:

Obrigada por visitar o nosso bloguinho.
O seu comentário é muito importante pra nós...nos incentiva a trilhar e buscar mais fontes de conhecimento do artesanato.
Voltem Sempre!!!
Um grande beijo... Nídia e Patrícia