Este espaço foi criado para falar sobre artesanato... trocar ideías/ sugestões, PAP, aprender como decorar um ambiente utilizando os trabalhos manuais, dicas, entrevistas, moldes, etc... Embarque com a gente no mundo do artesanato, onde a criação que você faz vira arte.

Quer me fazer companhia ? Sejam Bem Vindas...

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Crie um Relógio com a sua Frigideira velha

Olá...

Sabe aquela frigideira velha que vc não utiliza mais... pode virar um belo relógio para a sua cozinha. As técnicas usadas para criar esta peça criativa são decoupage e craquelê.
A artesã Cristhiane da Silva ensina o passo a passo, acompanhe as ilustrações. 
Obs : é importante que os utensílios a serem usados estejam bem limpos, para não atrapalhar o efeito das tintas.

Material:
- Base e tinta acrílica para artesanato na cor branca;
- Tinta relevo brilhante na cor branca;
- Tinta relevo transparente nas cores amarela, marrom e vermelha;
- Tinta para tecido na cor verde pinheiro;
- Kit craquelê: base para verniz craquelê e verniz craquelê para obtenção do efeito decorativo;
- Cola para decoupage 
- Verniz brilhante à base d’água 
- Cola extra para artesanato 
- Papel para arte francesa - cozinha brasileira
- Fita
- Máquina de relógio
- Numerais para relógio
- Frigideira
- Pincel chato de cerdas macias
- Rolinho
- Lápis
- Tesoura
1. Recorte em formato de círculo o papel para Arte Francesa. Sugerimos que este recorte tenha um diâmetro 5 cm menor que a medida do fundo da frigideira.


2. Com a ajuda de uma chave de fenda ou uma furadeira, faça um furo no centro da frigideira. Depois pinte todo o fundo e lateral da frigideira, utilizando um rolinho e a base e tinta acrílica para artesanato na cor branca. Espere secar e repita a aplicação da tinta.


3. Utilizando o pincel, passe a cola para decoupage em toda a área da frigideira onde será aplicado o recorte do papel para Arte Francesa. Em seguida, aplique o recorte de papel sobre a área com a cola.


4. Sobre toda a parte da frigideira pintada de branco, aplique com o pincel a base para verniz craquelê (item n°1 do kit) e deixe secar. A quantidade e espessura da camada de base para verniz craquelê é o que determina o tamanho dos craquelados. Se preferir um craquelê expressivo, aplique duas demãos da base. Para acelerar a secagem, utilize um secador de cabelo frio ou deixe a peça diante de um ventilador.


5. Em um recipiente misture 2 medidas do verniz (item n°2 do kit) com 1 medida da tinta para tecido cor verde pinheiro. Mexa até obter uma cor homogênea e aplique em toda a área onde foi passada a base para verniz craquelê. Deixe secar naturalmente até fazer o efeito decorativo craquelado.


6. Para ajudar na preservação da sua peça, aplique o verniz brilhante à base d’água por cima de todo o papel e deixe secar.


7. Utilizando as tintas relevo transparente nas cores marrom e amarelo, reforce na imagem o sonho feito pela cozinheira.


8. Com a tinta relevo transparente na cor vermelha, enfeite o turbante da cozinheira, a boca da cozinheira e o cabo dos talheres que estão pendurados. Com a cor branca realce as bolinhas do turbante.


9. Utilizando a cola extra para artesanato cole na frigideira os numerais do relógio. Neste momento coloque também a maquina do relógio e seus ponteiros.


10. Para finalizar faça um laço com uma fita de sua preferência para enfeitar o cabo da frigideira.


Crédito : vilamulher.terra.com.br

Um bom final de semana para vocês !!! Obrigada pela companhia...
Abraços

3 comentários:

  1. Lindo relógio adorei beijos e bom final de semana Eliane Lima.

    ResponderExcluir
  2. Quanta imaginação, adorei o resultado final.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA Meninas,
    Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiii a frigideira...
    Beijinhos e BOM domingo.
    Paula

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o nosso bloguinho.
O seu comentário é muito importante pra nós...nos incentiva a trilhar e buscar mais fontes de conhecimento do artesanato.
Voltem Sempre!!!
Um grande beijo... Nídia e Patrícia